Não é exagero dizer que a escrivaninha passou a ser um dos locais mais visitados da casa. Ela é o principal elemento do home office, e por isso merece uma atenção especial — afinal, ter um espaço funcional e aconchegante muitas vezes se traduz em uma maior produtividade no trabalho remoto. E, como decoração e organização andam lado a lado, separamos 5 inspirações para decorar e também organizar a escrivaninha com as dicas da personal organizer Carol Rosa. Vamos lá?
1. Menos é mais

(Foto: Dylan James / Divulgação)
Este home office em uma casa em Melbourne, na Austrália, assinada pelo escritório local A for Architecture tem boas ideias: para começar, ele foi feito em um mezanino, junto a uma escada para o andar inferior. Apesar da metragem reduzida, o escritório conseguiu instalar a escrivaninha junto à parede, e os espaços de armazenamento foram garantidos com as prateleiras suspensas. A madeira da escrivaninha e as plantinhas garantem aconchego.
O móvel também está de acordo com as recomendações de Carol Rosa. “O principal, no que diz respeito à organização, é deixar à vista os itens de uso imediato (como uma caneta e um lápis).Esses e outros itens de uso cotidiano devem ser guardados em um suporte na mesa, o estoque deve ser armazenado”, recomenda.
2. Mais cor, por favor!

As cores fortes foram a aposta da blogueira Sofie, do blog “Three Boys and a Pink Bath”, para criar este home office diferente. O tom mais suave de rosa pastel nas paredes ajuda a criar um ambiente com mais calma e tranquilidade, enquanto as almofadas, mobiliário e o pendente amarelo mostarda contrastam e dão o toque de cor que faz toda a diferença no espaço.
Gostou? O uso de cores também é uma das recomendações de Carol Rosa para decorar a escrivaninha sem ocupar espaço. “O suporte para os itens diários, como porta-lápis, podem e devem ser bonitos, e nas cores de sua preferência! Lembre-se: a escrivaninha deve ser vista como área de trabalho e estudo! Procure deixá-la o mais livre possível”, afirma.
3. Murais estão liberados

“Painéis de avisos e calendário são muito bem-vindos e funcionais”, diz Carol Rosa. “Não tem por que não ter”! Foi o que fez esta escrivaninha charmosa, decorada com estilo clean e minimalista. Repare que o mural de recados foi colocado na parede bem à frente da cadeira, na altura dos olhos, otimizando o trabalho e a organização do espaço.
Outro detalhe interessante: reparou na luminária pendente? A iluminação é outro ponto muito importante para a organização da escrivaninha, tanto em termos estéticos quanto para proteger a sua visão e não atrapalhar o seu trabalho ou estudo.
4. E quanto a plantas?

Reparou como as plantinhas fizeram toda a diferença neste projeto, assinado pelo Quattrino Arquitetura? Mas, devido à metragem reduzida do espaço, a arquiteta Vanessa Ribeiro, à frente do Quattrino, teve o cuidado de colocar as espécies maiores e mais espaçosas em prateleiras acima da escrivaninha. A profissional também usou vasos instalados diretamente nas paredes, de modo que apenas um ou dois vasos menores ficassem sobre a mesa de trabalho.