A infância pode até ter mudado de formato, mas a verdade é que os brinquedos continuam fazendo parte da rotina das crianças. A chave para manter a relevância? Entender o público.
Não é difícil perceber as mudanças de comportamento entre uma geração e outra. Frequentemente, escutamos alguém falar que “as crianças de hoje não brincam mais”, embora a indústria de brinquedos continue aquecida. A chave para manter a relevância do setor foi se reinventar ao longo dos anos, acompanhando as tendências para conseguir comunicar com as novas infâncias.
Divisão de gerações
Qual era o seu brinquedo preferido quando você era criança? Pessoas nascidas nos anos 60 podem citar a bola como exemplo, enquanto as crianças dos anos 80 tiveram acesso à bonecas e jogos mais elaborados. A partir dos anos 90, o vídeo game era parte importante da rotina dos pequenos, tendo a tecnologia papel fundamental para as crianças que nasceram após os anos 2000. Ou seja, o brinquedo evolui de acordo com os recursos disponíveis na época.
Um bom exemplo dessa evolução está nas bonecas. Para nossas avós, as bonecas eram feitas de pano, em um processo manual, com poucas opções para escolha. Atualmente, o nível de detalhamento das bonecas é tão grande que chegamos ao bebê reborn, uma boneca que imita fielmente um bebê real, incluindo detalhes da pele como as “dobrinhas” e as veias subcutâneas.
A verdade é que o conceito de infância em si também passou por essa evolução. Pesquisadores de todo o mundo estudam o fenômeno que “inventou” a infância. Basta pensar que nossos pais e avós, em sua maioria, trabalharam na roça desde muito pequenos e até casaram cedo. Ter um tempo reservado para que as crianças desenvolvam suas habilidades plenamente é algo recente, quando consideramos toda a trajetória humana.
Brinquedo para gente pequena e para gente grande
Se a infância é algo recente e mutável, a indústria conseguiu se preparar para acompanhar as transformações das crianças. Jogos simples de montar deram espaço para projetos desenvolvidos por educadores, em que a motricidade fina e o pensamento lógico dos pequenos é coloca à prova em atividades simples.
Além disso, a melhora na qualidade de vida e renda das famílias também teve impacto para a indústria. Comprar brinquedos é algo comum para centenas de pais brasileiros, especialmente no final do ano, onde 70% do faturamento anual do segmento é alcançado – algo nem sempre possível há algumas décadas.
Os recursos arrecadados são reinvestidos em pesquisas para desenvolver novos jogos e brinquedos, afinal, o que não faltam são atrativos para as crianças, desde aplicativos educativos, tablets adaptadas e brinquedos para desenvolvimento cognitivo. O brinquedo deixou de ser um acessório para ser um item de apoio educacional.
Outro público crescente dos brinquedos são os adultos. Quem foi criança nos anos 80 e 90 nem sempre teve acesso aos itens que desejava, o que faz com que agora, na idade adulta e com trabalho estabelecido, consiga ter acesso ao que sonhava anteriormente. Isso vai desde jogos e bonecas, até experiências como shows de bandas que faziam sucesso na época. O marketing afetivo é cada vez mais real.
Os bebês hiper-realistas encantadores da Bebê Reborn Original
Voltando ao exemplo da boneca, o Bebe Reborn Original retrata bem o sentimento de voltar à outras épocas. As bonecas hiper-realistas conseguem imitar um bebê real, e por serem feitas de forma artesanal, tem um alto nível de detalhamento – algumas chegam a ter tamanho e peso de um bebê real. O público consumidor, em sua maioria, são adultos que relembram outros tempos com as bonecas ou aqueles que desejam presentear alguma criança próxima com esse bebê encantador.
O website Bebê Reborn Original é um dos maiores portais online especializadas em bonecas realistas de vinil de silicone. São peças feitas artesanalmente e um dos aspectos mais importantes é o nível de detalhamento, já que as bonecas contam com partes extremamente fiéis ao de uma criança real, como olhos, cílios, cabelos e até a pele corada.
Os bebês reborn se assemelham muito com os bebês humanos e seu nome vem do inglês, significando “renascido” e sua explicação é bem simples. Durante a 2a guerra mundial era muito difícil encontrar brinquedos na Inglaterra e para aliviar um pouco aquele período tenso, as mães se ocupavam “repaginando” as bonecas antigas que haviam em casa.
O futuro da indústria de brinquedos
Ainda que muita gente pense que as crianças de hoje não brincam mais ou só ficam na frente do vídeo game, a indústria de brinquedos parece não concordar. Não é à toa que vem registrando crescimento ano após ano, especialmente por entender os desejos dos consumidores e se adaptar aos novos tempos.
O futuro da indústria de brinquedos tem tudo para ser misto: com itens tecnológicos e educativos para as novas gerações, e itens históricos para adultos colecionarem. Esse tipo de recurso de marketing afetivo vai além dos brinquedos, com marcas lançando roupas e até uniformes de times com “pegada noventista”.
Cada geração tem sua forma de interagir com os recursos disponíveis e, certamente, as crianças de hoje vão colecionar tantas boas lembranças de seus brinquedos quanto os adultos nascidos nos anos 80 e 90 possuem na memória. A forma de brincar pode ser diferente, mas a diversão é igual para todos.